Héstia

F5.6 E1/60 ISO400

5 thoughts on “Héstia

  1. Dizem que Héstia é uma das deusas gregas mais misteriosas!
    É a deusa do fogo, um fogo que vem directamente do astro rei. Héstia impõe respeito e é dotada de instinto protector. Não dá confiança, mas é de confiança! É venerada, dando estabilidade e segurança a cada lar, a cada família, cuidando para que a sua chama não se apague.
    Héstia pode muito bem ser a chama interior que habita em cada um de nós e que, às vezes, parece querer extinguir-se. Essa é a sua beleza: a da força para se (re-)erguer e (re-)animar em cada dia, perante cada obstáculo, cada declive, cada imprevisibilidade… Esse é também o seu mistério: como manter acesa a chama da esperança, da segurança, da concórdia…
    Adorei a foto e as fotos! Obrigada por nos recordar o mito de Héstia. Grata, eu em particular, porque muito me interesso pela mitologia clássica, logo, pelo sentido dos mitos e pelos mitos sentidos. SALOU

    • Olá, Salou! Muito obrigada por tão completo comentário, esclarecedor e gratificante :-). Não podia ser melhor :-). Fiquei tentada a mais fotos sobre o fogo e publicá-las nesta onda de renascimento, esperança e perseverança :-). Obrigada.

  2. Confesso que também não conhecia a palavra. Já aprendi algo.
    :-)

    Eu tenho um fascínio pelo fogo, mas não sou incendiário. Tal como posso estar longos minutos a ver o mar, também adoro estar a ver o fogo (numa lareira ou fogueira) a arder.
    É repousante. Acho que a fotografia transmite exactamente isso.

  3. Interessante. Nem sequer conhecia a palavra Héstia. Então fui pesquisar e o que encontrei disse-me: “fogo apaziguador e pacificador nos lares”.
    Isso quer dizer que queimaste algo que te “irritava” ? :)

    Gosto muito da tonalidade do fogo! :)

    • Grande Helder… foi isso mesmo :-). Por acaso, Héstia é o nome da deusa do fogo, na mitologia grega. O fogo pacificador tem a ver com história desta personagem. E a interpretação deste título está no teu comentário, sem tirar nem pôr :-). Boa.

Leave a Reply

